domingo, 21 de dezembro de 2025
Traffic
"Reostat", de Teodora Mihai (2024)
Com roteiro escrito por Cristian Mungiu, cineasta de “4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias”, "Traffic" recebeu o Grande prêmio no Festival Internacional de Cinema de Varsóvia. Co-produzido por Romência, Bélgica e Holanda, o filme é dirigido pela cineasta belga romena Teodora Mihai.
O filme é inspirado no caso real de um roubo cometido por um grupo de romenos na Kunsthal Rotterdam, em outubro de 2012. O filme se passa na Holanda. O jovem casal Ginel (Ionut Niculae) e Natalia (Anamaria Vartolomei) decide sair de sua cidade natal, uma área rural e pobre na Romênia, para a Holanda e trabalhar em empregos de terceiro escalão. Ginel trabalha no cemitério separando o lixo jogado pelo público. Natalia trabalha em uma estufa de flores. Natalia deixou sua filha pequena com a mãe de Gonel, a idosa Ita (Rareș Andrici). Quando o chefe de Natalia oferece um job para ela como garçonete em uma festa particular, ela aceita mas é asseadida por um convidado. Ela se irrita, pela falta de apoio do chefe e se demite. Natalia revê o romeno Iță (Rareș Andrici), amigo de infância, que vive de pequenos roubos e propõe que Ginel e Natalia a participarem de um assalto em uma exposição de arte e roubar quadros valiosos, avaliados em 20 milhões de dólares.
Eu não gostei do final, até porque a solução encontrada é um crime contra o patrimônio da humanidade. Mas esse desfecho em formato de parábola faz sentido pelo olhar humanista do roteirita e da diretora. Pessoas boas são pessoas boas e ponto final.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário