quarta-feira, 17 de dezembro de 2025
Homebound
"Homebound', de Neeraj Ghaywan (2025)
Indicado pela India à uma vaga ao Oscar de filme internacional 2026, "Homebound" concorreu no Fetsival de Cannes na mostra A semana da crítica.
O filme é um comovente relato sobre a amizade de 2 rapazes, Shoaib (Ishaan Khatter) e Chandan (Vishal Jethwa), amigos desde a infância e que pertencem à castas pobres da sociedade, sofrendo preconceito. O filme também apresenta a sociedade machista que releva às mulheres ao trabalho braçal e doméstico enquanto so homens têm a chance de irem à faculdade e estudar. A narrativa é dividida em 2 partes separadas pela pandemia da Covid, que somente na Índia, matou mais de 528 mil civis.
Chandan (Vishal Jethwa) e Shoaib (Ishaan Khatter) sonham em ingressar na polícia, um cargo público que para os dois, poderá significar melhores condições de vida para seus pais, que continuam trabalhando arduamente em atividades braçais para sustentar a casa, enquanto os rapazes estudam. A irmã de Chandan, em um momento muito comovente, diz que sonhava também em estudar na faculdade, mas teve que abdicar de seu sonho para que seu irmã, o homem da casa, pudesse estudar e ela ter que trabalhar. Um ano depois da prova, o resultado ainda não saiu, e os amigos precisam seguir a vida, procurando trabalho terceirizado para ajudar suas famílias. Após desentendimentos, os amigos se reconectam e decidem viajar até Surat, uma cidade a 400 kilômetros de distância de casa, para trabalharem em uma fábrica. Mas a pandemia da Covid chega e coloca a todos em confinamento, sem poder trabalhar. Passados meses, sem dinheiro e sem trabalho, os amigos decidem retornar para casa, mas são impedidos pelas autoridades de circularem pelas ruas. Os amigos fazem uma peregrinação perigosa para poderem estarem juntos novamente de seus parentes.
O filme entrou na short list dos 15 filmes finais para o Oscar internaiconal 2026. É trágico, comovente e apresenta uma realidade cruel da sociedade indiana, repleta de preconceitos raciais, religiosos e de castas econômicas. O trabalho de todo o elenco é excelente, em uma narrativa que traz drama, romance e muito melodrama para certamente faezr o público chorar bastante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário