sábado, 11 de fevereiro de 2023

Em busca de mim

'Stromboli", de Michiel van Erp (2022) Jamais imaginei assistir a um filme que falasse das benesses da 'Constelação familiar", uma terapia que hoje em dia, é considerada uma farsa por vários profissionais. Baseado em um livro auto-biográfico de Saskia Noort, "Em busca de mim" é um drama de auto-ajuda com temas relacionados ao feminino e as várias mazelas emocionais sofridas por sua protagonista, Sara (Elise Schaap). Assim como em "Comer, beber e rezar", o filme com Julia Roberts, esse filme também parte da protagoniosta fazendo uma viagem a um lugar exótico para, como diz o título em português, ei 'Em busca de mim". O filme pega o título original de um clássico neo-realista de Roberrto Rosselini, 'Stromboli", de 1950, com Ingrid Bergman, também sobre uma mulher em busca de sua essência, sem saber falar a língua dos nativos. Sara chega na Ilha e, bêbada, acaba perdebndo sua bolsa e dinheiro. Ao quase provocar um incêndio na casa aonde alugou, ela é expulsa do local e socorrida por Jens ( Christian Hillborg ), um jomem espiritual que coamnda um retiro na Ilha para pessoas ricas em busca de expiação de traumas do passado. Ali, Sara tenta se esturmar com o grupo, e acaba se envolvendo emocionalmente com Hans. Ao longo do filme, o espectador vai entendeo os traumas sofridos por sara, todos envolvendo homens abusivos. Um drama correto, filmado em lindas locações na Ilha do Norte da Itália e que traz uma ótima performance da protagonista Elisa Schaap. Mas como toda a conclusão do filme se dá na 'Contelação", e eu sou um leigo no assunto, fiquei na dúvida se deveria elkogiar a trama que eneltece a terapia, ou se eu deveria torcer o nariz por algo que parece uam encenação que expõe traumas pessoais a todo um grupo. Fico pelas locações , que me encheram os olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário