domingo, 29 de novembro de 2020

Seus ossos e seus olhos


"Seus ossos e seus olhos", de Caetano Gotardo (2019) Competindo nos prestigiados Festivais de Rotterdan e de Tiradentes, "Seus ossos e seus olhos' foi escrito e dirigido pelo cineasta paulista Caetano Gotardo, um dos mais aclamados e premiados cineastas brasileiros da cena independente. Depois do grande sucesso de crítica de seu longa "O que se move", em 2012, Gotardo tem apostado nas narrativas experimentais e também auxiliado em roteiros de filmes de Marco Dutra e Juliana Rojas, ambos do gênero terror.
"Seus ossos e seus olhos" fala de relacionamentos através de uma narrativa que mescla ficção e documental, tudo em registro de atuação anti-naturalista. João (Gotardo) é um cineasta em crise de meia idade, que discute relacionamento com sua amiga Irene (Malu Galli), um peguete que ele encontra no metrô e seu namorado, com quem tem relacionamento aberto. Entre cenas de sexo e muita conversa, João faz uma pesquisa sobre o seu corpo e as várias formas com que o corpo expressa emoção e um processo de transição.
Eu amei "O que se move", mas em 'Seus ossos e seus olhos" não encontrei uma aproximação. É um filme frio, distanciado, com personagens que não me atraíram. Malu Galli tem vários monólogos maravilhosos no filme, que se aproximam de uma linguagem de monólogo teatral, mas que encantam pelo seu trabalho de atriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário