sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Idade à flor da pele


"Short skin- Il dolori deo Giovani Edo", de Duccio Chiarini (2014) Comédia dramática italiana, vencedor de vários prêmios internacionais e participação nos prestigiados Festivais de Berlin, Veneza, Seattle e Estocolmo.
O tema do filme é a insegurança de um adolescente que tem fimose, e por isso, ele não consegue se relacionar com a jovem que ele ama. A fimose acaba sendo uma metáfora sobre as inseguranças da adolescência, a falta e comunicação com os pais, a pressão feita por seu melhor amigo que é viciado em sexo e por todos que o cercam. Até que Edo (Matteo Creatini, ótimo) decida fazer uma cirurgia e agenda, sem avisar sua família. A cena final, de Edo no trem, colocando a cabeça para fora, em busca de independência, é bastante óbvia e simbólica.
Diferente do que se espera de um filme com uma temática adolescente que envolve sexo e picardia, o filme é dirigido com delicadeza, sensibilidade e ousado, mostrando nudez masculina com nú frontal em várias cenas. Os atores são ótimos, e o roteiro, mesmo que vá para lugares conhecidos, inova com o tratamento realista que a narrativa dá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário