sexta-feira, 17 de julho de 2020

Quarto 212

“Chambre 212”, de  Christophe Honoré (2019) Vencedora da Palma de Ouro de melhor atriz em Cannes 2019, na mostra Um certo olhar, a atriz Chiara Mastroiani é uma habitueé dos filmes do cineasta romântico  Christophe Honoré, um apaixonado por musicais e histórias de personagens que ilustram amores desencantados. Foi assim em vários de seus filmes: “Canções de amor”, “Em Paris”, Bem amada”, Conquistar, beber, viver”. Em “Quarto 212”, Honoré traz ao cinema a magia e a ilusão do”E se...”, uma possibilidade dramatúrgica que faz referências a clássicos como “A felicidade não se compra”, “Peggy Sue”, O Fundo do coração” e até mesmo “La La Land”, e o seu famoso final, onde os personagens refletem numa possibilidade de uma vida que poderia ter sido. Maria (Chiara) é uma professora casada desde os 20 anos com Richard ( Benjamin Biolay, o sósia de Benio del Toro francês). Richard sabe que sua esposa o trai desde que se casaram, mas agora ele dá um ponto final. Após uma discussão, Maria resolve sair de casa, e se muda para o hotel que fica em frente, no quarto 212, que dá de frente para o apartamento onde mora. A sua chegada no quarto irá lhe trazer memórias e magicamente, os personagens de sua vida surgem, para fazer com que ele reflita os seus passos, do passado e do futuro: Richard aos 20 anos (Vincent Lacoste), a amante de Richard desde que ele ra adolescente, e com quem ele poderia ter se casado, Irene (Camila Contin, e mais velha, Carole Bourqet), a professora de piano. Fico imaginando que peça teatral maravilhosa esse filme não daria. O filme basicamente e uma peça encenada em 2 cenários, e a forma como os personagens vêm e vão, é deliciosamente mágica. Honoré sabe dirigir seus atores, e traz sutilezas e bom gosto em tudo. A cena final, ao som de “Could it be magic”, de Barry Manilow, é maravilhosa. O filme tem momentos de pura música, inclusive “Eu sei que eu vou te amar”, em versão francesa. Os atores estão todos ótimos, e eu sou muito fã de Vincent Lacoste um dos melhores atores da nova geração.

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