sexta-feira, 6 de agosto de 2021

John e o buraco


"John and the hole", de Pascual Sisto (2021)
Drama de suspense psicológico, concorreu na seleção oficial d Festival de Cannes e também de Sundance, obtendo bastante prestígio no circuito independente.
Na cidade de Nova Inglaterra, moram John , 13 anos, (Charlie Shotwell , de "Capitão Fantástico"), sua irmã mais velha Laurie ( Taissa Farmiga ) e seus pais Anna e Brad ( Jennifer Ehlee e Michael C. Hall, de "Dexter"). A família é amorosa, mas John não consegue se conectar com ninguém: nem com seus pais, nem com os estudos. Um dia, ele descobre um bunker de subterrâneo abandonado no meio de uma floresta. Sem explicações, ele dopa sua família e os joga no buraco, deixando-os ali por dias, passando fome e frio.
O roteiro é de Nicolás Giacobone, vencedor do Oscar de melhor roteiro por "Birdman". É difícil explicar o sentido do filme, que lembra a psicopatia de "Precisamos falar sobre Kevin". O que leva John a tal atitude é inexplicável, assim como ele conseguiu colocar todos no buraco tão profundo. Eu vejo o filme como uma parábola sobre o distanciamento e a falta de comunicação entre os jovens e o mundo dos adultos. O buraco como algo simbólico, intransponível.
Os atores estão todos bem, mas o personagem de John é odioso, parece personagem de algum filme do grego Yorgos Lanthimos. Uma cena excelente é a de John com uma amiga de sua mãe, uma cena repleta de tensão sexual.

2 comentários:

  1. Um filme que transmite exatamente o que é dito acima, porém uma falha grave na conclusão do roteiro que deixa o expectador atônito e furioso com o final patético, ridículo e sem sentido. Se o ganhador do Oscar fez isso deviam tomar de volta.. Pode até ter um simbolismo interessante mas o final mostra falta de competência na conclusão... Deixar o expectador apenas com a mensagem meio é sacanagem.... Perda de tempo essa bosta...

    ResponderExcluir
  2. Se meu filho me joga num buraco por dias e depois me tira ele nunca iria jantar comigo a mesa... Ia é entrar na porrada todo dia sem dó.... Fora que nunca mais ia receber um centavo, quer ser adulto vai trabalhar desgraçado.. muleke FDP....

    ResponderExcluir