domingo, 1 de agosto de 2021

As coisas que nos fazem felizes


"Gli anni piú belle", de Gabrielle Muccino (2020)
O cineasta Gabrielle Muccino é o italiano de maior sucesso comercia no mundo inteiro, tendo sido importado para Hollywood , onde dirigiu o grande sucesso "À procura da felicidade", com Will Smith, mas fracassou com 'Sete vidas". De volta à Itália, ele realiza o seu maior sucesso comercial no País, o premiado e ambicioso drama épico "As coisas que nos fazem felizes".
Assumidamente inspirado na obra-prima de Ettore Scola, "Nós que nos amávamos tanto", o filme encobre a história de 4 amigos durante 40 anos de suas vidas, de 1982 até os dias de hoje. Passando pelos Mãos limpas, queda do Muro de Berlim, 11 de setembro, entre outros eventos, acompanhamos Giulio (Pierfrancesco Favino), Gemma (Micaela Ramazzott), Paolo (Kim Rossi Stuart ) e Riccardo ( Claudio Santamaria). Aos 16 anos, todos eram de bairro pobre de Roma e pertencentes à classe trabalhadora. Gemma namora Paolo. Ela acaba se mudando para Nápoles após a morte de sua mãe. Anos depois, todos se reencontram. Paolo é professor, Ricardo deseja ser ator e roteirista, Giulio se torna um advogado. Entre fracassos e traições, os 4 procuram manter a amizade.
Com 4 dos atores mais famosos e premiados da Itália, o filme traz aquele olhar nostálgico e apaixonado de uma Itália que não existe mais. A trilha é composta por músicas clássicas italianas, a fotografia é composta de cores quentes, valorizando as clássicas locações de Roma, eternizadas em filmes de Felilni e Scola, como a Fontana de Trevi, etc. Um filme longo, mas que ale ser assistido pelo belo trabalho do elenco, e para quem curte um melodrama, é um prato feito.

2 comentários:

  1. Gosto de sinopses simples como essa, elas podem render boas estórias e boas atuações.
    Obrigado pela dica. Irei correr atrás para assisti-lo.

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Você já fez uma resenha do filme Uzumaki (2000)? É baseado em um mangá do Junji Ito, inclusive o Adult Swim americano lançará um anime no ano que vem, também baseado neste mangá.
    O mangá foi publicado no Brasil duas vezes , em 2006 pela Editora Conrad e em 2018 pela Devir e é facilmente encontrado na Amazon brasileira .

    No Youtube: Uzumaki (2000)

    Blog brasileiro: Junji Ito

    ResponderExcluir