sexta-feira, 9 de maio de 2025
The ugly stepsister
"Den stygge stesøsteren", de Emilie Blichfeldt (2025)
Co-produzido por Noruega, Dinamarca, Romênia, Polônia e Suécia, "The ugly stepsistter" é um excelente filme de terror body horror, escrito e dirigido pela norueguesa Emilie Blichfeldt, que segue o passo de outras diretoras que seguiram a trilha dos filmes de terror para falar sobre vaidade, culto à beleza e pressão social de um mundo dominado pelos homens, assim como foi em "A substância" de Coralie Fargeat e "Titane", de Julia Ducorneau. A grande sacada do filme escrito e dirigido por Emilie Blichfeldt em sua estreia em longas, é pegar o conto de Cinderela e contá-lo pelo ponto de vista da meia irmã que é feia, invejosa e rancorosa, que deseja o príncipe ardentemente. Com uma produção muito caprichada em detalhes, como fotografia, figurino, arte e trilha sonora, o filme traz cenas repulsivas que fará muita gente fechar os olhos. A diretora ainda faz easter eggs de filmes clássicos, como "Gêmeos-mórbida semelhança", de Cronemberg, e "Laranja mecânica", de Kubrick.
A viúva Rebekka (Ane Dahl Torp) se muda para o reino da Suécia com suas duas filhas, Elvira (Lea Myren, extraordinária) e Alma (Flo Fagerli), para se casar com um homem idoso e rico. O homem tem uma filha, Agnes (Thea Sofie Loch Naess), uma representação de Cinderela. O homem no entanto morre, e a viúca descobre que ele estava repleto de dívidas. Desesperada, ela decide fazer com que sua filha Elvira seja a pretendente a se casar com o principe. Mas Elvira está fora ds padrões de beleza, e a viúva contrata um cirurgião para fazer todos os tipos de procedimentos na filha, como quebrar o nariz, costurar cílios. A própria Elvira come ovos de tenia para que o verme coma tudo o que ela consumir.
Duas cenas estão entre as mais repulsivas da história do terror: a da tenia e seus metros de extensão, e quando ela pega um cutelo para...fazer seu pé caber no sapatinho de Cinderela. À primeira vista, parece que o filme é aburdamente cruel com elvira, fazendo-a sofrer todos os tipos de torura física e mental para a sua obsessão em agradar o principe. mas é a metáfora sobre se encaixar em um perfil e em um padrão de beleza, que também tinha em 'A substância", e cujas anti-heroínas pagam o seu preço. Atenção: o filme contém cenas de sexo explicito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário