quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Minari


"Minari", de Lee Isaac Chung (2020)
Já não tenho mais lágrimas para chorar após assistir esse épico emotivo e intimista de uma família de imigrantes sul coreanos nos Estados Unidos dos anos 80. Grande vencedor do prêmio de melhor filme em Sundance 2020, além de dezenas de outros prêmios, "Minari" é o nome de uma planta usada para temperos na Coréia do Sul. Brad Pitt deve estar felicissímo, pois a produção é sua.
O roteiro, escrito pelo cineasta Lee Isaac Chung, é um relato semi-biográfico de seus pais e sua avó, que lutam para se imprem em sua cultura em um País com ideais totalmente diferentes dos seus, além da barreira linguistica.
David (Alan S. Kim, a criança de 7 anos mais fofa e talentosa que você verá em muito tempo) e sua irmã de 9 anos, Anne (Noel Cho), nasceram na Califórnia, quando seus pais, David (Stephen Yeun, de "Burning") e Monica (Yeri Han) migraram para lá nos anos 70. DAvid resolve investir todo o seu dinheiro acumulado na compra de uma fazenda no Arkansas. Monica se ressente de não poder participar da decisão de migrar para o campo rural. Ao chegarem no local, se deparam com uma casa sobre rodas e um terreno mal tratado. A cidade fica há uma hora do local, o que assusta Monica, já que David tem problemas de coração. O casal consegue emprego em uma fábrica de aves local, separando pintinhos machos de fêmeas. Para cuidar das crianças, Monica traz sua mãe da Coréia, a viúva Soonja (Youn Yuh-jung, absolutamente extraordinária), uma ex-jogadora. Soonja tem o seu modo irreverente de cuidar das crianças e de olhar a vida, o que deixa as crianças incomodadas.
Impossível não chorar nem se emocionar com esse belo melodrama, poético, repleto de cenas comoventes, algumas com doses de humor, quase tudo pelo olhar do menino, alter ego do cineasta. Os cinéfilos irão se lembrar de "Yi Yi", de Edward Yang, mas ali é um filme urbano, aqui é rural. A trilha sonora, a fotografia, é tudo lindo. Mas o elenco, em uníssono ( Will Patton também comove no papel do cristão fervoroso), é o grande prêmio que o público irá receber ao assistir essa maravilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário