segunda-feira, 22 de junho de 2026

Los plebes

"Los plebes", de Eduardo Giralt e Emmanuel Massu (2021) Prêmio de melhor diretor no Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires, "Los plebes" é um documentário totalmente rodado com celulares, por conta de sua natureza hostil e violenta para ser filmada. Filmado em Sinaloa, famoso ponto turístico do México, mas também, reduto da base do cartel de tráfico da região. Eduardo Giralt é venezuelano e s euniu a Emmanuel Massu para acompanhar a rotina de jovens sicários, assassinos de aluguel, coopatados pelo cartel para trabalharem a seu favor. Eles são assassinos frios e cruéis que não pensam duas vezes antes de matar alguém encomendado. O filme esconde os rostos dos jovens sicários, além das outras pessoas que aparecem no vídeo, como familiares, crianças e amantes, através de máscaras digitais. Não existe um roteiro. As câmeras acompanham a sua rotina, seja limpando as armas, treinando tiros, acompanhando as caminhadas pela região com as motos. O filme procura entender como os jovens lidam com masculinidade tóxica, oa entreda para a vida adulta, a relação com família e o que esperam para o futuro. Um dos poucos que mostram o rosto é um rapaz que tem o apelido de La Vagancia. Ele tem 29 anos e comanda um grupo de jovens assassinos. Ele fala sobre amor e como revisita a sua infância, e durante a entrevista, ele brinca com o seu cachorrinho. "Los plebes" é um filme que poderia ter sido rodado em qualquer país do mundo, tal a identificação que a geração jovem tem com o narcotráfico e o crime organizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário