sexta-feira, 4 de julho de 2025
Alta ansiedade
"High anxiety", de Mel Brooks (1977)
Após suas grandes comédias "Banzé no oeste", "O jovem Frankestein" e "Silent movie", Mel Brooks lançou em 1977 a paródia "Alta ansiedade", uma colcha de retalhos de filmes de Alfred Hitchcock. O próprio, na época, leu o roteiro e o aprovou. Mel Brooks brinca com cenas icônicas de "Psicose", "Os pássaros", "Um corpo que cai", entre outros, juntando novamente a sua famosa trupe de comediantes espetaculares: Madeleine Khan, Cloris Leachmann, Harvey Korman, entre outros. Gene wilder iria interpretar o protagonista, o Dr. Richard H. Thorndyke, mas por problemas de agenda, acabou sendo interpretado pelo próprio Mel Brooks.
O Dr. Richard Thorndyke (Brooks) chega como novo administrador do Instituto Psiconeurótico para os Muito, muito Nervosos em Los Angeles. Ele mesmo tem problema de ansiedade e de acrofobia, que é a fobia de altura, derivado de trauma de infância. Na clínica, ele é atendido pelos hilários vilões Dr. Charles Montague (Harvey Korman) e a sua enfermeira sádica Charlotte Diesel (Cloris Leachman). ele descobre que um médico outrora famoso foi internado à força, e ele é procurado pela filha dele, Vitória Brisbane (Madeline Kahn) para retirá-lo de lá.
Como não poderia deixar de ser, o filme é uma comédia cáustica e devastadora, com gags sensacionais, garantindo gargalhadas para o público. As paródias aos filmes de Hictchcock são muito criativas, e todo o elenco de apoio está em total sintonia com o estilo de humor de Brooks.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário