terça-feira, 8 de julho de 2025
Banzé na Rússia
"12 chairs", de Mel Brooks (1970)
2o longa-metragem dirigido por Mel Brooks, filmado entre dois de seus melhores trabalhos, 'Primavera para Hitler" e "Banzé no oeste", "Banzé na Rússia". O filme, totalmente rodado na Iuguslávia, é adaptado do romance russo de 1928 "As doze cadeiras", de Ilya Ilf e Yevgeny Petrov.
Na União Soviética em 1927, Ippolit Matveyevich Vorobyaninov (Ron Moody), um aristocrata empobrecido da Rússia Imperial agora trabalhando como um burocrata de aldeia local, é convocado para o leito de morte de sua sogra. Ela revela antes de morrer que uma fortuna em jóias havia sido escondida dos bolcheviques ao ser costurada na almofada do assento de uma das doze cadeiras do conjunto de sala de jantar da família. Depois de ouvir a confissão da mulher moribunda, o padre ortodoxo russo Padre Fyodor (Dom de Luise), decide abandonar a Igreja e tentar roubar o tesouro. Pouco depois, na cidade de Stargorod, onde a antiga mansão de Vorobyaninov está localizada, um vigarista sem-teto, Ostap Bender (Frank Langella), conhece Vorobyaninov formam uma parceria em sua busca pelas riquezas da família.
Curiosamente, a comédia aqui é bastante comedida. Mel Brooks faz uma participação. O filme funciona como um drama com humor, e traz uma trama de ganância, onde durante a história, cada uma das cadeiras é encontrada e disputada. O fato de Mel Brooks ter filmado na Iuguslávia trouxe bastante riqueza de detalhes tanto na direção de arte, figurinos e na presença dos figurantes. Um filme obscuro da carreira de Brooks, pouco conhecido, mas que vale ser visto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário