sexta-feira, 31 de maio de 2024
Música
"Musik", de Angela Schanelec (2023)
Fico impressionado como "Música", vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Berlim 2023, tenha justamente no seu roteiro o elemento mais confuso de sua narrativa, um verdadeiro quebra-cabeças. Li algumas críticas que diziam que a inspiração da roteirista e cineasta alemã Angela Schanelec foi o mito grego de Édipio, e muito por conta dessa referência, foi filmado nas ilhas gregas e com elenco local. Mas ainda assim, essa história que se passa nos dias atuais permanece uma incógnita para mim. De qualquer forma, existem elementos que me mantiveram atento ao filme, de ritmo bastante lento. O elenco e a figuração parecem saídos de um filme de Robert Bresson: ninguém expressa emoções. Os planos em sua maioria são gerais e poucas cenas possuem closes, com planos bem estendidos no tempo. Os elipses temporais acontecem a todo momento, e o protagonista Jon (Aliocha Schneider) permanece o mesmo ator, da adolescência até a fase já de meia idade. O filme é uma co-produção Alemanha, França, Grécia e Sérvia.
Um bebê com os pés ensanguentados é encontrado à beira de uma estrada. Um casal o recolhe e decide adotá-lo. Já adolescente, Jon passeia na praia com um grupo de amigos. Quando um homem decide beijá-lo, Jon o empurra, e o rapaz morre. Jon é preso e na prisão, ele conhece a guarda Iro (Agathe Bonitzer). Os dois se envolvem e Iro engravida. Após sair da prisão, os dois moram juntos. Mas uma revelação fará com que iro se suicide, e Jon precisa cuidar de sua filha, com a ajuda dos pais adotivos.
O nome "Música" vem pelo fato da música ser um elemento de conexão entre personagens, principalmente o casal jon e Iro, e porquê depois Jon se torna um cantor. Mas ainda assim, tudo é muito elipsado e o espectador recebe poucas informações. A diretora Angela Schanelec provoca o espectador ao força-lo a obter construções narrativas por conta própria, e isso talvez tenha estimulado o juri a votar no filme para melhor roteiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário