quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Estação das chuvas



"Wet season", de Anthony Chen (2019)
Indicado pela Singapura para concorrer à uma vaga ao Oscar de filme estrangeiro em 2021, 'Estação das chuvas" é o segundo longa-metragem de Chen: "Quando Meus Pais Não Estão em Casa" ganhou a Caméra d'Or no Festival de Cannes em 2013.
Agora em tom mais sombrio e depressivo, Chen traz diversos temas polêmicos na trajetória da professora de língua chinesa em Singapura, Ling (Yeo Yann Yann), nascida na Malásia. Ela mora com seu marido ausente, que a trai com outra mulher, e é obrigada a cuidar do sogro doente. Ling sonha em ser mãe, mas descobre que o marido é infértil. Sem razões para ser feliz, Linn dá aula de mandarim para alunos ricos em uma escola, sendo que a língua é menosprezada. Até que ela se deixa envolver com um dos jovens alunos, Weilun, que sente atração pela professora.
O tema da relação da professora mais velha com um aluno jovem já é bem batido, mas Anthony Chen traz camadas bem melancólicas, onde o sexo é apenas uma forma de duas almas solitárias e carentes se reconectarem. Com ótimas interpretações, o filme pesa pelo ritmo bastante lento. O filme venceu diversos prêmios internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário