quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

14 dias 12 noites


"14 jours 12 nuits", de Jean-Philippe Duval (2020)
Drama canadense indicado pelo seu país para concorrer à uma vaga ao Oscar de filme estrangeiro em 2021, "14 noites e 12 dias"é um filme muito doloroso. Duas mães unidas pelo luto e pela tragédia: Isabelle e Thuy. A primeira é mãe adotiva, a segunda é a mãe biológica da adolescente Clara, morta aos 17 anos de idade em acidente.
Thuy é vietnamita e logo após a independência do Vietnã, após as colonizações francesas e americana, ela se apaixona por um homem branco. Sua mãe é contra, tem pavor de ocidentais que ela alega destruíram o país. Thuy fica grávida, e sua mãe entrega o bebê à um orfanato, que o entrega à Isabelle, canadense que veio com seu marido adotar uma criança. 17 anos se passam, e Clara morre em acidente. Devastada pelo sentimento de luto, Isabelle resolve ir até Hanoi e tentar encontrar a mãe biológica para lhe avisar do falecimento da filha.
Com interpretações viscerais e comoventes de Anne Dorval e Leanna Chea, o filme tem uma montagem complexa, que vai e volta em épocas distintas É um dramalhão disfarçado com tintas autorais, com um ritmo bastante lento. As paisagens são deslumbrantes.

Um comentário:

  1. Concordo com seu post.
    Destaco também a relação social entre as famílias, na aceitação das relações amorosas das jovens.
    Confesso que também achei muito lento em certos momentos. Mesmo sabendo que essa foi a intenção do diretor.

    ResponderExcluir