quarta-feira, 16 de setembro de 2020

O inocente

"L 'inocente"", de Luchino Visconti (1976)
Canto do cisne do Mestre italiano Luchino Visconti, que faleceu antes de ver o filme finalizado. Durante as filmagens, Visconti já estava bastante debilitado, dirigindo na cadeira de rodas. O filme é uma adaptação do romance "O intruso", de Gabriele d'Annunzio.
Lançado em 1976, 2 anos depois de "Violência e paixão", "O inocente" se passa no final do século 19, na Itália. Tulio (Giancarlo Giannini), é um aristocrata casado com Giuliana (Laura Antonelli). Sem nenhum pudor, Tulio avisa à Giuliana que ele está apaixonado por Teresa (Jennifer O'Neill), sua amante, e que nunca sentiu nada por ela. Porém, ao abandonar sua esposa, Tulio descobre que ela se apaixonou por um romancista, Ambrosio, e que está gravida dele. Tulio resolve reaver a relação com Giuliana, mas ela não o deseja mais.
Como sempre, a elegância na direção de Visconti se vê presente em cada fotograma: o detalhe refinado na direção de arte, figurino, maquiagem, tudo um grande deslumbre. O filme é rodado com bastante sofisticação. Visconti ama o discurso da decadência na aristocracia, repleta de trama de amor, traições e ciúmes, como se fosse uma grande ópera, uma de suas grandes paixões. O filme tem um ritmo bastante lento, mas sempre exalando uma atmosfera de nobreza e adorno sofisticado. Giancarlo Gianinni ainda era desconhecido na época que protagonizou o filme. Laura Antonelli e Jennifer O'Neil estão belíssimas, e Laura se expõe totalmente nua com muita espontaneidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário