sábado, 12 de setembro de 2020

Dias

"Rizi", de Tsai Ming-liang. O cinema do cineasta malásio taiwanês Tsai Ming Liang definitivamente é uma prova de fogo ara cinéfilos raiz. Dono de uma filmografia radical, onde o tempo é expresso em seu tempo realista, sem interferências. Cada plano dura minutos, mas parece, ao espectador uma eternidade. Nada ou quase nada acontece de extraordinário. Dormr, andar, sentar, observar, deitar na banheira, comer, se tornam obsessões do cineasta, que faz o espectador reaprender a deixar todo o stress do lado de fora do cinema, quase que como uma sessão zen budista expressa na tela em duas horas de filme. O filme concorreu em Berlin 2020. Protagonizado mais uma vez pelo seu ator fetiche, Lee Kang-sheng, que atua em todos os seus filmes há mais de 30 anos. Dessa vez, Tsai se inspirou na vida real de Lee: o ator ficou 3 anos sentindo uma dor enorme, doente. O seu personagem é assim: possui uma dor nas costas, faz todo tipo de tratamento, mas nada dá certo. Metade do filme é Lee dormindo, olhando, fazendo sessões de terapia. Paralelo, temos um jovem garoto de programa e massagista, Non, interpretado pelo não ator Anong Houngheuangsy, que Tsai conheceu na rua vendendo comida. Seduzido pela beleza do rapaz, Tsai o convidou para o filme. Ambos sao solitários ao extremo: no meio do filme, a vida dos dois converge: Non aplica massagem, e depois, sexo com Lee. Mas o que poderia ser o início de uma grande amizade, volta a se tornar a solidão de ambos.
Com belos registros da cidade de Bangkok, aonde o filme acontece, Tsai se apropria do tempo real e da obrigação da observação a matéria prima de seu filme.
A cena da massagem é uma das mais eróticas que você irá ver em um bom tempo.

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