terça-feira, 8 de setembro de 2020

Jim Botão e Luke o maquinista

"

Jim Knopf und Lukas der Lokomotivführer

", de Dennis Gansel (2018)
Adaptação do livro escrito por Michael Ende, o mesmo autor do clássico 'A história sem fim". Essa aventura fantástica alemã foi dirigida por Dennis Gansel, e tem como público alvo o infantil e adolescente, principalmente os apaixonados pelas aventuras de "Percy Adlon", "Rin Tin Tin", "Crônicas de Nárnia , "Artemis Fowl", e "Harry Potter". Os efeitos especiais são satisfatórios, não deixando a desejar a filmes médios americanos.
Em uma época incerta, um bebê é entregue ao rei de Lummerland, um reino que ocupa uma pequena ilha. Lá, o bebê é criado pelos moradores, que se afeiçoam por ele, principalmente o maquinista Luke. Quando o bebê cresce, agora apelidado de Jim Botão, ele ajuda Luke com o vagão de trem apelidado de Emma, que tem vida própria. Jim confidencia a Luka que seu desejo é seguir o mundo em busca de sua família. Luke atende o pedido do amigo e juntos embarcam em uma aventura que envolve princesa, dragões, gigantes e piratas.
O filme é um grande épico alemão, e atende mais ao público infantil, por conta de seu visual conto de fadas e pela infantilidade dos personagens e das situações, que beiram o pueril. É um grande passo o fato do protagonista ser um adolescente negro, sem precisar se utilizar de estereótipos de raça. É um filme simpático, que eu adoraria que tivesse um apelo maior aos adultos.
Visto no Festival Cinefantasy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário