sexta-feira, 25 de junho de 2021

Gaia


"Gaia", de Jaco Bouwer (2021)
Impressionante filme de terror sul africano, vencedor do prêmio de fotografia no Festival SXSW 2021. O filme faz parte do que ba parte dos críticos está chamando de "Eco terror": por conta da pandemia do covid, alguns filmes estão trazendo a revolta da natureza contra o ser humano. Foi assim em "In the earth", de Ben Wheatley. E agora com "Gaia".
Na reserva florestal de Tsitsikamma, dois guardas florestais, Gabi e Winston estão fazendo a vistoria. Quando Gabi perde o seu drone, ela resolve saltar do barco e procurá-lo. Ela combina com winston de se encontrarem mais tarde. Gabi se machuca em uma armadilha e é salva por um pai e filho que moram escondidos na floresta, Barend e Stefan. Logo, Gabi descobre que na floresta moram criaturas formadas por fungos, que atacam as pessoas e os transformam em fungos.
O filme é um claro alerta contra as ações do homem contra a natureza, que agra se revolta contra ele. O que impressiona no filme, além da fotografia, são s efeitos de maquiagem, capazes de produzir homens fungos incríveis e também a infecção que toma conta do corpo das pessoas. Uma produção independente, mas de alto valor técnico. Os atores são ótimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário