sábado, 4 de setembro de 2021

Gato amarelo


"Sary mysyc", de Adilkhan Yerzhanov (2020)
Concorrendo em importantes Festivais, como Veneza e San Sebastian, "Gato amarelo"é uma co-produção da França e Cazaquistão. O filme, escrito e dirigido por Adilkhan Yerzhanov, traz uma narrativa que lembra bastante o patético e ridículo sobre os personagens de Aki Kaurismaki, misturado aos irmãos Coen.
Em um lugar não identificado, isolado do mundo, um homem, Kermit, surge procurando por emprego. Ele é um ex-presidiário. O policial local proíbe qualquer um de contratar o rapaz, sob a pena de serem presos. No entanto, o mesmo policial contrata Kermit para fazer parte de uma quadrilha de marginais. Kermit rouba o dinheiro de um dos integrantes e foge, se escondendo em um bordel, onde conhece Eva, uma prostituta ingênua. Ambos fogem para um terreno nas montanhas herdado por Kermit, onde ele pretende montar um cinema.
"Gato amarelo" é um filme de cinéfilo para cinéfilos. O cineasta Adilkhan Yerzhanov mostra sua paixão pelo cinema já na sinopse, mas também nas referências vistas explicitamente: "O samurai", de Jean Pierre Melville, e "Cantando na chuva", com Kermit cantando em frente a uma tela de cinema improvisada. O filme é estranho, o ritmo é lento demais e por isso, pode provocar um distanciamento do público. Mas é inegável a beleza das imagens e das composições de quadro, além do ótimo trabalho dos atores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário