quinta-feira, 1 de janeiro de 2026
Yen and Ai Lee
"Xiao Yan yu wu Ai Li", de Tom Lin (2024)
Escrito e dirigido por Tom Lin, é um premiado drama de Taiwan. O filme é dvidido em 2 capítulos, cada um com um ponto de vista de uma personagem da história. O tema do filme, entre outros, é o poder de cura do teatro, para ajudar a resolver traumas. Feminicídio, abuso doméstico, abandono de lar, também são retratados nesse filme visualmente estilizado. A fotografia, em preto e branco, conjugada por enquadramentos rígidos e marcação de cena que desenha as açõe sno quadro, ajudam a dar um tom mais autoral ao projeto.
Yen (Hsia Kimi) é uma jovem que ficou presa por 8 anos, após ter assassinado seu pai. Após esse período, ela sai da prisão e retorna para casa. Sua mãe, Ai Lee (Yang Kuei-mei) é uma comerciante, mantendo seu mercado junto de sua casa. Yen procura retoemar sua vida, mas é difícil: nenhum trabalho a aceita, e ela não quer trabalhar com sua mãe. Yen conhece o novo companheiro de sua mãe, o violento Ren (Sam Tseng), um vigarista que a aobriga a vender bilhetes de loteria falsos em sua loja. Um dia, a ex-amante de seu pai abandona o seu meio irmão, o pequeno Wei (Hsieh I-le) na loja de sua mãe. Yen e Ai Lee não o querem, não têm condições para cuidar de uma criança. Mas ele acaba ficando aos cuidados de Yen.
Paralelamente à história, Ai-Lee, uma jovem sósia de Yen se matricula em um curso de teatro. Ela, diferente dos outros alunos, deseja uma ajuda para resolver os seus traumas pessoais através da arte.
De início eu não estava gostando muito do filme, mas aos poucos, ele foi me conquistando. As ótimas performances do elenco, a melancolia e tristeza que o filme traz, com personagens solitários e sofridos. E as cenas de ensaio nas aulas de teatro, muito boas para entender o universo da performance teatral.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário