quinta-feira, 30 de outubro de 2025
Ahora y siempre
'Ahora y siempre", de Rosendo Ruíz (2019)
Em 2017, o cineasta argentino Rosendo Ruiz desenvolveu um projeto educacional intitulado 'Escola de cinema", onde ele, junto de alguma insituição, desenvolvem e realizam um filme, para fins curriculares. Rosendo trabalhou com alunos e professores do instituto Juan Zorrilla de San Martín., em Cordoba. Os alunos desenvolveram o roteiro e participaram do filme em todos os níveis, com a colaboração de professores, professores aposentados, ex-alunos e pais.
Estudantes do Instituto vivem a sua rotina namoram (casais heteros e um casal de lésbicas), participam de um evento musical, dançam, se drogam.
Um grupo de alunos decide fazer reivindicações à administração da escola em relação ao sistema educacional. Após confrontos com a administração, eles ocupam a escola e conquistam algumas das mudanças que haviam proposto.
O filme é um misto de drama e documentário, e me fez lembrar do filme francês de Laurent Cantet, 'Entre os muros da escola", todo focado no dia a dia da escola, com seus dramas, conflitos e discussões entre os alunos. É um filme naturalista, onde as situações acontecem sem um roteiro pré-determinado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário