domingo, 15 de maio de 2022

Spun - Sem limites


 "Spun", de Jonas Akerlund (2002)

Comédia dramática lançada em 2002, é o filme de estréia do hiper premiado diretor de video-clipes Jonas Akelund, que já havia realizado clips para Madonna, U2, Roxette, Jamiroquai, entre outros mega stars.

Em 'Spun-sem limites", Akerlund busca elementos estéticos e narrativos de 'Requiem para um sonho" e "Pulp fiction" , batendo o recorde para a época de ter feito 5 mil cortes na edição do filme.
O filme é baseado em história real, sobre um "cozinheiro" que produz metanfetamina, droga sintética depois celebrizada na série "Breaking bad".
O filme traz grandes astros do cinema independente, como Jason Schwartzman, no papel do protagonista Ross, um viciado em drogas. Ele vai atrás de Spider Mike (John Leguizamo) , um traficante de drogas, namorado de Cookie (Mena Suvari). Rick se envolve com outra viciada, Nikki (Brittany Murphy). A polícia está querendo dar o bote em Mike, acreditando ser ele o fabricante, que na verdade vem a ser Cook (Mickey Rourke).
O filme tem muitos personagens e isso prejudica a narrativa, pois fica difícil acompanhar tanta gente. O estilo narrativo criado por Akerlund é uma repetição dos filmes citados, incluindo o super close na pupila dilatada e uso de câmera lenta excessiva. O filme traz toda a linguagem de video clip popularizada por Akerlund incluindo até uso de animação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário