segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Nighthawks


"Nighthawks", de Ron Peck (1978)
Clássico obscuro do cinema Queer inglês, "Nighthawks" é considerado o primeiro filme produzido com protagonistas homossexuais e que retratam a sua vida. Lançado em 1978, o filme gerou verdadeiro escândalo, por mostrar a rotina noturna de homossexuais em boites e guetos, além de apresentar cenas de sexo com nudez frontal masculina, algo impensável e inédito para a época.
Jim (Ken Robertson) é um professor de geografia para criança sem uma escola. De noite frequenta boites gays, faz pegação e faz sexo indiscriminadamente com estranhos. Quando os alunos descobrem a sua homossexualidade, Jim resolve se assumir para todos.
O filme é um importante registro histórico da época, mostrando uma Londres efervescente com músicas disco e mais importante, uma ativa vida sexual gays nas boites em período pré-Aids. É possível notar que a sboites eram locais para sexo, com dark rooms e muita azaração.
O filme tem um olhar e uma narrativa totalmente documental, com uma câmera fria que faz questão de tornar tudo bastante apático e sem emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário