terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

The staggering girl

"The staggering girl", de Luca Guadagnino (2019) 9O realizador de "Me chame pelo meu nome", Luca Guadagnino, faz várias homenagens no seu filme, que concorreu na Quinzena dos realizadores no Festival de Cannes 2019. Logo no início, nos créditos iniciais, Guadagnino utiliza as cartelas em fundo preto e as famosas letras brancas que Woody Allen usa em todos os seus filmes, se tornando sua marca registrada. No tema, Guafdagnino também "rouba"o mote da escritora que ouve sem querer as confissões de uma vizinha no apartamento do lado, do filme "A outra", de Woody Allen. O costureiro da alta costura Valentino também é homenageado no filme: todas as personagens femininas vestem a sua coleção 2019, espetacularmente coloridas e glamurosas. O fotógrafo tailandês Sayombhu Mukdeeprom, que fotografou para Guadagnino os filmes "Me chame pelo meu nome" e "Suspíria", praticamente recria o Technicolor, sistema de cores dos anos 50 que reforçavam as cores. Rodado em 35 mm, o filme encanta pelo seu visual, filmado em locações de Nova York e Roma. A trilha sonora é assinada pelo mestre japonês Ryuchi Sakamoto. O elenco é composto pela atriz americana Juliane Moore, pelo ator fetiche de David Lynch, Kyle MacLachlan, pela super atriz italiana Alba Rohrwacher e por Mia Goth, atriz que tem trabalhado com Lars Von Triers. Com toda essa ficha técnica impressionante, infelizmente "The staggering girl" é um filme chato que se perde em sua pretensão. Juliana Moore interpreta a escritora Francesca, que está em Nova York escrevendo suas memórias. Ela relembra seu passado e seu relacionamento com sua mãe, a artista plástica Sofia. Agora, Francesca que tem origem italiana, precisa retornar para Roma e rever sua mãe, que está ficando senil. A direção de Guadagnino é sofisticada e sabe aproveitar bem as suas atrizes e a beleza das locações e figurino. Mas o roteiro, escrito por Michael Mitnick, autor da série "Vynil". é confuso e cheio de vai e vem na trama, que mais atrapalha que esclarece.

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