domingo, 18 de novembro de 2018

Estranha presença

"The little stranger", de Lenny Abrahamson (2018) Adaptação do romance gótico de suspense, "Estranha presença", de Sarah Waters, o filme doi dirigido por Lenny Abrahamson, realizador de "O quarto de Jack", filme que lançou Brie Larson e Jack Tembley ao estrelato. O filme se passa em 2 épocas: 1919 e 1948. A protagonista do filme é a imponente mansão aristocrática Hundreds Hall, que viveu seu apogeu antes da 2a guerra, mas que, ao fim da mesma guerra, já se encontra em decadência, e a sua família, Ayres, em péssima situação financeira, Faraday em 1919 era o filho de uma das empregadas da Mansão, e passou boa parte do seu tempo invejando a vida de luxo e glamour dos filhos dos Ayres. Crecsido, ele agora é médico ( Domhnall Gleeson). Ele recebe um chamado para cuidar de um paciente na mansão que ele não visitava há 30 anos. Ele reencontra a Sra Ayres (Charlotte Rampling), sua filha Caroline (Ruth Wilson) e o outro filho, Roderick, desfigurado em guerra, Ele percebe que fatos estranhos acontecem na casa, e logo percebe que algo sobrenatural pode estar ali, habitando: será o fantasma da pequena Suki, a filha da Sra Ayres que morreu quando criança? Não dá para falar muito sobre o filme, pois pode virar spoiler. Mas pode-se dizer que um dos temas do filme é a desigualdade social. O filme faz questão de marcar a diferença entre a classe dos trabalhadores e a dos aristocráticos. O filme é longo, quase 2 horas, e tem um ritmo bem arrastado. é vendido como um filme de terror, mas está muito longe disso. Não assusta, não é um filme de terror. Os atores estão ok, mas nada que todos já não tenham feito melhor. Uma pena, pois a premissa é interessante e poderia ter rendido um ótimo suspense, tipo "Os outros". Ficam uma excelente qualidade técnica, suplantando os defeitos do filme: fotografia, direção de arte, tudo perfeito.

6 comentários:

  1. Não entendi..tinha tudo para ser um ótimo filme.. ahhh deveria chamar estranho filme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm achei... Mas ultimamente, muitos filmes estão assim. Margem a múltiplas interpretações...

      Excluir
  2. Eu gostaria de ter entendido o final a trama não desenrolou conforme, eu tenho para mim que o assassino de Caroline é o Faraday pois na noite no acontecido Faraday aparentemente estava nas margens do terreno onde é a casa e ele demonstra muita raiva e tristeza por Caroline não ter aceitado casar-se com ele que é outro ponto interessante.
    Ele parecia querer casar com ela para obter posse da casa pois era obsecado por Hundreads hall, onde claramente é um lugar onde lhe causou muitos sentimentos de impotência sobre quem ele era (classe trabalhadora) e inveja da riqueza que os Eyres tinham e de fato suki está lá ou será outra coisa que matou suki? Mas há algo sobrenatural na mansão.

    ResponderExcluir
  3. O assassino é o Faraday, ele dá uma pista em uma parte do filme onde comenta sobre os fenômenos Poltergeist. Na realidade quem desencadeia o fenômeno (ou libera o espírito) é ele, visto que tem a obsessão pela mansão e pela ascensão social não concretizada. Revejam o filme e reparem na assinatura, o S é de S. Faraday. Os ataques/mortes ocorrem logo assim que ele foi contrariado. A mordida do cão foi porque estavam arrumando um marido para Caroline, o fogo no quarto foi porque o Rod vendeu parte do terreno sem a concordância dele, etc. Ele vive rodeado pela morte.

    ResponderExcluir