sexta-feira, 7 de novembro de 2025
Sonhos
"Dreams", de Michel Franco (2025)
Concorrendo no Festival de Berlim 2025, 'Sonhos" é uma co-produção México e Estados Unidos. É a 2a parceria do famoso cineasta mexicano e a atriz americana Jessica Chainstain, com quem havia trabalhado em "memória", de 2023. Certamente buscando personagens que a tirem da zona de conforto, Jessica Chainstain investe em um sombrio drama com tons eróticos, mas que no fundo, apenas sugere. O erotismo está mais nas palavras do que na ação, extremamente asséptica, até para os padrões de Michel Franco: sempre arrebatador, angustiante e deixando marcas no espectador, dessa vez o filme não traz momentos de aflição e nem deixa o espectador roendo unhas. eu sempre adorei assistir aos filmes de Franco, pois em todos eles, havia uma cartada final, aquela cena tão impactante que deixava marcas horas após encerrado o filme. Em "Sonhos", ele ficou brando, e a cena final, nem impacta tanto como poderia ter sido, apostando mais em violência.
Fernando (Hernández), um jovem bailarino mexicano, sonha com reconhecimento internacional e uma vida nos Estados Unidos. Acreditando que sua amada, Jennifer (Chastain), uma socialite e filantropa, o apoiará, ele abandona tudo, escapando por pouco da morte. No entanto, sua chegada perturba o mundo cuidadosamente construído por Jennifer. Ela fará de tudo para proteger o futuro de ambos — e a vida que construiu.
O que franco mantém na dramaturgia, é justamente a mensagem de que os poderosos nunca arredarão pé de seu poderio. são falas momentâneas. Mas ao final, tudo continuará como sempre foi. Filmes como "O poderoso chefão" já deram esse recado: não se contraria o Senhor que comenda tudo. A personagem de JEnnifer poderia ter sido um indício de uma possível mudança, quem sabe. Fascinada pela pobreza, pelo universo pela qual ela sempre se manteve distante, Jennifer sente tesão pelo suor, pelo corpo fedido do amante. Com ótima performance de Chainstain, desequelibrada na atuação do bailarino Hernandez.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário