quinta-feira, 6 de novembro de 2025
A própria carne
"A própria carne", de Ian Sbf (2025)
Escrita por Ian Sbf, criador do canal de humor "Porta dos fundos", e pela dupla Alexandre Ottoni de Menezes e Deive Pazos Gerpe, donos do Canal Jovem Nerd, "A própria carne" é um terror brasileiro realizado de forma independente, rodado em Farroupilha (RS). O filme foi lançado no Festival do Rio 2025 e posteriormente exibido no circuito comercial com exclusividade pela rede Cinemark.
Ambientado em 1870, durante a Guerra do Paraguai (um conflito travado entre 1864 e 1870, colocando Brasil, Argentina e Uruguai em uma luta contra o Paraguai), o roteiro apresenta 3 soldados brasileiros desertores - Gabriel (Pierre Baitelli), Anselmo (George Sauma) e Gustavo (Jorge Guerreiro) que fogem pela floresta, tentando sobreviver. Eles encontram uma casa isolada na fronteira, habitada por um fazendeiro (Luiz Carlos Persy) e uma jovem (Jade Mascarenhas). Gustavo levou um tiro na perna e precisa de cuidados, correndo o risco de perder a perna. O fazendeiro e a jovem os hospedam...mas todo fã de terror sabe que uma cabana isolada não é para fracos, e que esses moradores possuem segredos que serão revelados no momento certo.
A parte técnica do filme impressiona pela qualidade, principalmente em um contexto de baixo orçamento: a fotogafia de Vinicius Brum, que desenha o ambiente sem medo de mostrar a escuridão e iluminando à luz de velas; o figurino de Carol Scortegagna e a arte de Martino Piccinini. Os atores procuram trazer performances condizentes ao que lhes é pedido no roteiro, transitando entre o realista e as caricaturas da cartilha do terror. Toda a parte da cabana me lembrou "Herege", com Hugh Grant: um excesso de verborragia que traz uma narrativa um pouco cansativa. O roteiro no desfecho fica um pouco confuso. Mas ver uma criatura na cena que lembra "Um lugar silencioso" foi uma cereja do bolo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário