sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Nouvelle vague

"Nouvelle vague", de Richard Linklater (2025) Coube a um cineasta americano, Richard Linklater, a homenagem que Godard e seu filme seminal, "Acossado", sempre mereceram. Em "Nouvelle Vague", Richard Linklater, junto dos roteiristas Holly Gent, Laetitia Masson e Vincent Palmo Jr., homenageiam não somente ao filme e a Godard, mas como a todo um movimento cinematográfico, que até hoje, inspira filmes e cineastas no mundo inteiro, pela liberdade estética e de linguagem que romperam com os cânenoes da linguagem cinematográfica. Concorrendo no Festival de Cannes 2025, o filme chegou a ser cogitado pela França de representá-la no Oscar de filme internacional, posto que acabou com o iraniano Jafar Panahi e seu "Foi apenas um acidente". "Nouvelle vague" é um diário sobre a concepção, filmagens conflituosas e recepção a um dos maiores clássicos do cinema. Presente sem igual para cinéfilos, a maior diversão é identificar cineastas, produtores, atores e dezenas de citações a ícones e a história do cinema francês. Usando a linguagem de filmes da Nouvelle Vague, Richard Linklater declara o seu amor ao cinema e ao filme "Acossado": técnicos, como o fotógrafo Raoul Cottard (Matthieu Penchinat), o produtor Georges de Beauregard (Bruno Dreyfürst) e os atores Jean Seberg (Zoey Deutch) e Jean Paul Belmondo (Aubry Dullin) sao apresentados de forma apaixonante. Godard é representado por um inspirado Guillaume Marbeck, bem distante da performance de Louis Garrel em "O formidável". Aqui, Godard é apaixonante, e mesmo com sua alcunha de "Enfant terrible", é impossível não se deixar cativar pela figura divertida vista no filme. Cineastas como Agnes Varda, Roberto Rosselini, François Truffaut, Otto Preminger, Eric Rohmer, jacques Rivette, Suzanne Schiffman, entre outros, surgem como companheiros cinéfilos de Godard, trocando ideias do fazer o Cinema. Testemunhar como cenas icônicas foram filmadas, as brigas entre Godard e o produtor sobre orçamento, suas discussões com Jean Seberg, acostumada a ser tratada no padrão Hollywood ( a cena onde ela reclama que Godard proíbe maquiagem e que ela está usando ruupa barata é impagável). Os créditos finais, relatando de que forma "Acossado" mudou a história do cinema e a de seu elenco, é emocionante.

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