terça-feira, 28 de outubro de 2025
No other choice
"Eojjeolsuga eobsda", de Park Chan-wook (2025)
Concorrendo no Festival de Veneza 2025, foi uma surpresa que "No other choice", um dos filmes mais elogiados no evento e aclamado pela crítica, não tenha levado nenhum prêmio. Facilmente, poderia ter ganho de filme, direção, roteiro, ator. Mas como não se discute a e escolha dos jurados, merecidamente o filme ganhou sua forra e ganhou o prêmio de melhor filme do público no Festival de Toronto 2025.
"No other choice" é um remake do thriller de Costa gavras, 'O corte", lançado em 2005. e que ambos os filmes são adaptações do romance escrito por Donald Westlake em 1997, originalmente, "the axe" (segundo os americanos, o machado tem o significado de demissão, corte). O que difere os dois filmes, é o tom. O filme do mestre sul coreano Park Chan-Wook, de "Oldboy", aposta no humor ácido, sem esconder as suas aptidões para o thriller. Park Chan-wook é um esteta e a sua direção prima pela elegância e por enquadramentos e movimentos de câmera sofisticados. Seu último filme, 'Decisão de partir", de 2022, levou o prêmio de direção no Festival de Cannes.
Man-Soo (o astro Lee Byung-hun) é um homem de meia idade que trabalha há 25 anos em uma fábrica de fabricação de papel, em um alto cargo. Ele mora confortavemente em uma casa, construída pelo seu avô, junto de sua esposa Mir-ri (Son Ye-jin) e seus dois filhos, um adolescente e uma menina tímida que estuda violoncelo. A típica família burguesa desmorona quando Man-Soo é demitido quando a empresa é adquirida por americanos. ele tenta anos por um posto parecido em outra empresa, sem sucesso. Quando uma empresa concorrente abre uma vaga, ele descobre que precisa disputar o cargo com outros candidatos. Man-soo frequenta um grupo de terapia para desempregados e uma das frases proferidas é "Não há outra escolha". Daí em diante, ele decide matar os seus concorrentes.
Não existe um filme melhor entre esse e "O corte". são filmes diferentes, e ambos muito bons, defendidos por excelente direção e um elenco afiado. Por ser mais recente, "No other choice" está mais antenado às questões da Ai e o quanto essa tecnologia influencia no desemprego e demissão nas grandes empresas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário