quinta-feira, 11 de setembro de 2025
Between revolutions
"Intre revolutii", de Vlad Petri (2023)
Vencedor do prêmio Fipresci no Festival de Berlim 2023, "Between revolutions" é um excelente documentário que traz a ótica da revolução islâmica do Irã e o comunismo na Romênia pelo ponto de vista feminino, e o quanto a repressão política, cultural e de comportamento nesses dois estados representaram a perda da individualidade e da liberdade da mulher nos anos 70 e que perduram até os dias de hoje.
O filme é composto de impressionnates e históricos arquivos de época que retratam como era o mundo no Irã antes da revolução islâmica e na Romênia durante o comunismo. A partir da troca de certas entre duas amigas, o filme contextaliza o que acontece nos dois países nos anos 70:
em Bucareste, capital da Romênia, Zahra e Maria formam uma profunda amizade enquanto estudam na universidade. Um intercâmbio acadêmico permitia que estudantes iranianos pudessem se candidatar a vagas em universidades na Romênia, que era comunista na época. Com a turbulência política se alastrando no Irã, Zahra é forçada a voltar para casa, deixando Maria para trás. Ao longo da década seguinte, elas mantêm a conexão por meio de uma série de cartas, narrando suas lutas como mulheres que lutam por voz e seus respectivos países caminhando em direções divergentes. Apesar da distância e dos obstáculos, a saudade que sentem uma pela outra permanece.
O filme é inspirado em cartas encontradas pela Polícia secreta da Romênia. É chocante assistir a imagens do Irã antes da Revolução: mulheres nas ruas, bebendo em bares, festejando ao lado de homens, se vestindo sem Hijabs, discutindo política, tendo direitos próximos aos dos homens. Entrevistas com populares que sao contra e a favor da Revolução. Na Romênia, mulheres têm pouco espaço no regime comunisa, comandado por homens. Um filme ovrigatório, que traz reflexões sobre como a sociedade regrediu ou continua tão repressora como na época, e apresnetando um Irã livre e o quanto a Revolução destruiu ideais e dizimou intelectuais, além de abafar a voz da mulher para todo o sempre.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário