Ahad, 26 Oktober 2025
Aqueles dois
"Aqueles dois", de Sergio Amon (1985)
Clássico do cinema Lgbtqiap+ brasileiro, "Aqueles dois" é adaptação de um conto homônimo escrito por Caio Fernando Areu. Historicamente, o filme é importante marco: filmado em 1984, foi um filme que ainda sofreu a censura do período da ditadura no país. O ano de seu lançamento, 1985, coincide com as eleições do 1o presidente da era da redemocratização no país. Rodado em Porto Alegre, o filme traz a fotografia do uruguaio César Charlone, famoso mundialmente em 2008 com a fotografia de "Cidade de Deus". Revendo o filme nos dias de hoje, me chamou a atenção o uso da famosa cena de "Psicose", a do chuveiro, em uma cena; e também, o uso de músicas originais dos The Beatles em uma sequência de uma festa. E em uma cena no famoso Cinema Capitólio, o uso do poster de "A laranja mecânica", e da música tema do filme. Em outra cena, o uso da música de Nino Rota para "Amarcord". Nos dias de hoje, não haveria orçamento para nenhuma dessas situações em um filme independente.
O filme tem uma história simples, mas apresentada com sutileza, sem ser óbvio, baseado em silêncios, olhares e vazios. Porto Alegre é apresentada como uma metrópole fria, perfeita para que solitários desfilem seu rosário de lamentações e infortúnios na área pessoal e profissional. Raul (Beto Ruas) e Saul (Pedro Wayne) trabalham em banco. Raul acaba de sair de um relacionamento de anos. Saul é depressivo e já tentou o suicídio. Raul é extrovertido e passa a flertar com uma colega de trabalho, Clara (Suzana Saldanha). Quando os dois passam a sair para beber e falar da vida, Clara se ressente de que Ral não a procura mais. Logo, os funcionários do banco suspeitam de que os dois homens estão tendo um caso.
O filme foi lançado no auge da epidemia da AIds, e a homofobia era crítica. O filme explora esse desconforto dos colegas com a amizade dos dois homens. O filme não traz nenhuma cena que ateste que Raul e saul estão tendo um caso: não há cenas de s3x0, nem ao menos um beijo. Existe uma tensão s3xu4l, suficiente para deixar o espectador criar a sua história.
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