quinta-feira, 27 de novembro de 2025
Soberano
"Sovereign", de Christian Swegal (2025)
Concorrendo no Festival de Tribeca 2025, "Soberano" foi elogiado pelo cineasta Paul Schrader como um dos grandes filmes do ano. Baseado em trágica história real ocorrido no dia 20 de maio de 2010 em West Memphis, Arkansas: 2 policiais que estavam em serviço, Brandon Paudert e Bill Evans, foram assassinados por Jerry Kane (Nick Offerman) e seu filho Joe Kane (Jacob Tremblay). Uma caçada policial se inciiaou, e por fim, pai e filho foram mortos. Mas quem eram Jerry e Joe Kane?
O pano de fundo do filme "Soberano" é o movimento "Cidadão soberano", que eu desconhecia. O movimento dos "cidadãos soberanos" é um grupo extremista e uma teoria da conspiração com origem nos Estados Unidos, que surgiu na década de 1970. Seus seguidores acreditam em argumentos pseudojurídicos que defendem que eles próprios são "soberanos" e, portanto, não estão sujeitos às leis federais e estaduais do país, nem aos impostos ou regulamentos governamentais. Centenas de milhares de extremistas de extrema-direita acreditam que eles — e não juízes, júris, policiais ou autoridades eleitas — têm o direito de decidir quais leis obedecer e quais ignorar, e que não acham que devam pagar impostos. Jerry trabalhou por muito tempo como telhadista. Nos últimos anos, dava palestras pagas sobre os conceitos do 'Cidadão Soberano", junto de seu filho Joe, que grava tudo. Joe questiona sue pai sobre algumas das dceisões radicais que ele tomava, mas Jerry, com seu temperamento violento, ofuscava qualquer tentativa de Joe de questionar. John Bouchart (Dennis Quaid) é um chefe de polícia que quer que seu filho, também policial, Adam (Thomas Mann), seja um policial durão e violento.
O roteiro traz o paralelo entre dois pais e as educações rígidas e severas que dão para seus filhos, dentro dos preceitos de uma sociedade machista, tóxica e violenta. O filme traz performances excelentes do elenco, em especial de Jacob Trembley, já cresido e maduro, em comovente atuação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário