sábado, 22 de novembro de 2025
Morte e vida Madalena
"Morte e vida Madalena", de Guto Parente (2025)
Melhor filme queer da Mostra de São Paulo, Melhor roteiro e diretor na Festival Mix Brasil 2025 e melhor filme pela Abraccine do Festival de Brasília, "Morte e vida Madalena" é escrito e dirigido pelo cineasta cearense Guto Parente. Realizador dos premiados "Inferninho", "Estranho caminho" e "Clube dos canibais", Parente faz a sua versão de "A noite americana", de Truffaut: um registro de um diário de filmagem, onde absolutamente tudo dá errado, pontuado com humor e alumbramento, tendo protagonismo queer através da personagem da produtora Madalena (Noá Bonoba) e da assistente de câmera, tabém mulher trans. Madalena é uma produtora de cinema, filha de um famoso produtor, recém falecido. Prestes a rodar o próximo longa independente, com roteiro de ficção cinetífica escrita pelo pai, Madalena vive um luto pela morte dele. Para piorar, o diretor do filme, Davi, seu amante há 8 anos e pai do filho que Madalena está aguandabdo, desaparece e abandona o filme. Madelan convoca um velho amigo de seu pai, o cineasta Oswaldo (Tavinho Teixeira) para dirigir o filme. Mas Oswaldo se mostra abusivo com a equipe, assedia um dos atores e altera o roteiro do pai de Madalena, que fica irritada e decide ela mesma dirigir o filme. Mas os problemas continuam: a falta de depósito do dinheiro para filmar e a consequente greve da equipe, além de problemas pessoais com os integrantes da equipe. Para queme stá acostumado a assistir filmes sobre perrengues de se realizar um filme independnete, vai encontrar similaridades com "Morte e vida Madalena". Certamente, Guto Parente já passou por todos os percalços descritos no filme, comum a qualquer profissional do setor audiovisual. A performance do elenco varia entre registros naturalistas e alguns pendendo mais para a comédia de situações, o que traz mais leveza ao filme. O pode ser visto também como uma metáfora de um país em constante recomeço, repleto de obstáculos e que pela resiliência de indivíduos apaixonados pelo ofício, segue adiante com perspectiva de otimismo.

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