sábado, 22 de novembro de 2025
Estación catorce
"Estación catorce", de Diana Cardozo (2021)
Escrito e dirigido pela cineasta mexicana Diana Cardozo, "Estación catorce" é um drama social com viés documental que ganhou diversos prêmios em festivais, entre eles, o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema MOOOV, na Bélgica, e no 37º Festival de Cinema Ibero-Latino-Americano de Trieste, na Itália. O filme me fez lembrar do neo realismo de "Ladrões de bicicleta", de Vittorio de Sica, através da relação entre Luis (Gael Vasquez), 7 anos, e seu pai, Manuel (José Antonio Becerril).
Em Estación Catorce, uma cidade em San Luis Potosí, região rural pobre e violenta do México, acontece um atentado onde civis são mortos. A população invade as casas dos assassinados para roubar os pertences. Manuel rouba um sofá e pretende vendê-lo em uma cidade vizinha. Através desses eventos, Luís testemunha morte, violência, a perda da incocência, o desencanto com a figura paterna.
Com uma atuação impressionante do pequeno Gael Vasquez, "Estación catorze" traz uma história universal sobre como a violência chega nas crianças e de que forma ela a absorve, mudando seu olhar sobre o mundo. É um filme angustiante, cruel sobre uma humanidade já destruída pelas convenções da bandidagemm, em terras onde o assistencialismo do governo já não chegam mais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário