domingo, 23 de novembro de 2025
Valor sentimental
"Sentimental value", de Joachim Trier (2025)
Vencedor do prêmio do juri no Festival de Cannes 2025, considerado um segundo lugar, "Valor sentimental" é a indicação da Noruega à uma vaga ao Oscar de filme internacional 2026. No entanto, todas as apostas contam com indicações em categorias importantes como filme, direção, roteiro, ator coadjuvante para Stellan Skasgard, no papel do patriarca Gustav Borg, e 3 indicações às atrizes: Renata Reinsve no papel de Nora, Inga Ibsdotter Lilleaas no papel de Agnes e Elle Fanning no papel de Rachel Kemp. O filme é escrito e dirigido por Joaquim Trier, conhecido pelos excelentes "Oslo, 31 de agosto" e "A pior pessoa do mundo", filme que revelou ao mundo o talento da atriz Renata Reinsve ( o filme foi indicado aos scar de filme internacional e roteiro em 2022). Em diversos momentos, percebi referência a "A outra", filme de Woody Allen com Gena Rowlands e Mia Farrow: em ambos os filmes, um personagem consegue escutar pela parede uma consulta entre um terapeuta e seu paciente.
A grande protagonista do filme é a casa onde a família de Gustav morou durante décadas. Ali, sua mãe foi torturada pelos nazistas e anos depois, se suicidou. É na casa também que Gustav morou quando se casou e teve suas duas filhas, Nora e Agnes. Ao se divorciar da esposa, ele saiu da casa. Nos dias atuais, Gustav é um cineasta renomado, há anos sem dirigir um filme. Ele decide realizar um filme baseado na história de sua mãe, e para isso, decide escalar a sua filha Nora (Reinsve), consagrada atriz de teatro. Magoada com seu pai, que sempre tratou à ela e à sua irmã Agnes com indiferença, dando prioridade ao trabalho como cineasta, Nora recusa o convite. Ao frequentar uma homenagem à sua filmografia no Festival de Deauville, Gustav é abordado pela atriz americana Rachel (Fanning), que deseja trabalhar com ele. gustav decide convidá-la para estrelar seu filme.
Toda a crítica associou o filme ao cinema de Bergman. Lidando com traumas, dores e reconexões (não à toa Agnes é uma psicanalista), o filme traz um trabalho uniforme e brilhante de todo o elenco. Entre tantas cenas memoráveis, 2 me marcaram: a sequ6encia do ataque de pânico de Nora no dia da estréia de sua peça (angustiante) e a cena em que Gustav presenteia seu neto pequeno com dvs de "Irreversível"e "A professora de piano", mostrando a sua total inadequação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário