sábado, 4 de outubro de 2025
O primata
"Primate", de Johannes Roberts (2025)
Em 1988, o mestre de terror George Romero lançou o filme "Instinto fatal", que se tornou cult. Baseado em romance escrito por Michael Stewart, o filme apresentava um chiampanzé enciumado que matava todo mundo que se intrometia na vida de seu tutor, o ex-atleta e teraplégico Jeff. Mas na época não haviam efeitos de CGI e o macaco era uma mistura do animal real com dublês e efeitos práticos, limitando bastante o suspense.
Em 2025, o cineasta Johannes Roberts, que dirigiu o ótimo filme de tubarões "Medo profundo", co-escreveu o roteiro de "O primata". Pegando o mote de George Romero, ele apresenta Ben, um chimpanzé amigável, que mora com sua família adotiva em uma casa isolada no meio de uma encosta. A família é composta pelo pai, Adam (troy Kotsur, Oscar de melhor ator pro "Coda" e deficiente auditivo) e suas filhas, a adolescente Erin, que mora com ele, e Lucy (Johnny Sequoyah), a irmã mais velha, que ficou muito tempo estudando fora e decide passar as férias com a família. Lucy traz sua melhor amiga Hannah, o irmão dela, Nick e uma amiga de Hannah, Kate. O pai, que é escritor, sai de casa para uma noite de autográfos, deixando os jovens. Ben, sem que ninguém saiba, foi mordido e contraiu a raiva, se tornando um assassino.
O filme é divertido e repleto de cenas extremamente violentas. Tem uma que já se tornou clássica: a melhor cena do filme, e bastante divertida, envolvendo um jovem que as meninas conheceram no avião, acontece na cama. o Rapaz literalmente fica "de queixo caído". A trilha sonora, de Adrian Johnston, é uma homenagem às trilhas dos filmes de Dario Argento, criado pela banda eletrônica Goblins. O roteiro não é para ser levado à sério, e por isso, para amantes do terror, é uma grande diversão, com muitas referências a filmes de terror famosos. 'O primata" chega a um nível de slasher: imaginem de Jason fosse um macaco. Ele toca o terror e barbariza. No iníico achei forçado o personagem do pai ser deficiente auditivo, ma sno final, uma das cenas mais tensas envolve justamente essa deficiência dele.

Nenhum comentário:
Postar um comentário