terça-feira, 14 de outubro de 2025
Cenas gélidas de Inverno
"Head over heels/Chilly scenes of winter", de Joan Micklin Silver (1979)
Lançado pelo selo Criterion, dedicado a filmes que são preservados pela sua excelência, "Cenas gélidas de verão" é uma comédia dramática obscura de 1978, que eu só tomei conhecimento por conta do canal 'Sete por set". No imdb, existe uma declaração de Stanley Kubrick, que considera esse o melhor filme de 1978. om essa chancela, assisti imediatamente.
O filme foi co-produzido pelo ator Gruffin Dunne, que participa do elenco. É uma produção indie, adaptada do roamnce de Ann Beattie, ambientado em um inverno em Salt Lake City, Utah. A direção é da cinsetas Joan Micklin Silver. Diversos críticos o compararam à narrativa fragmentada de "Annie Hall", de Woody Allen, ond eum relacionamento de um casal é apresentado em sketches e com tempos cruzados entre passado e presente.
Charles (John Heard)é um funcionário público jovem e bonito. Quando ele conhece a nva funcionária, Laura (Mary Beth Hurt), existe uma paixão à primeira vista. Laura no entanto, abre o seu coração: ela é casada e está em crise no relacionamento. Charles aproveita a deixa e passa a namorá-la. No início, o relacionameto, às escondidas, vai bem, mas o ciúme doentio de Charles vai destruindo a relação e irritando Laura, chegando a um nível de toxicidade de Charles, ameaçando e desconfiando de Laura.
O filme tem uma narrativa toda fragmentada. entre memórias e projeção de Laura em seu presente, Charles fantasia as diversas possibilidades do que poderia dar certo ou não. O filme tem o charme de produções indies, e um elenco excepcional. É uma comédia romântica, mas que vai ficando amarga, à medida que Charles vai se tornando em um homem tóxico. O inverno e a paisagem branca ajudam a trazer um tom melancólico ao filme.

Nenhum comentário:
Postar um comentário