segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Arillo de hombre muerto
"Arillo de hombre muerto", de Alejandro Gerber Bicecci (2024)
Escrito e dirigido por Alejandro Gerber Bicecci, "Arillo de hombre muerto" é um drama mexicano, protagonizado por Adriana Paz. Ela ficou conhecida por ter recebido o prêmio de interpretação coletiva em Cannes no ano de 2024, pelo filme 'Emilia Perez". Curiosamente, em ambos os filmes, a personagem de Adriana Paz procura por um parente desaparecido. Em "Arillo de hombre muerto", no caso, ela procura pelo marido, que sumiu misteriosamente. Segundo a pesquisa feita pelo roteirista, muitos homens são sequestrados para servirem ao narcotráfico, e logo depois, mortos.
O filme é rodado em preto e branco, o que acentua a sua dramaticidade, O roteiro epxlora a sociedade misógena e machista, que pouca atenção dá para mulheres que lutam sozinhas na justiça. Dalia (Paz) é maquinista do metrô. Ela é mãe de um casal de adolescentes e casada. Voltando para casa, ela fala ao celular com o marido, que do nada, para de falar. Desde então, ele nunca mais apareceu. Dalia decide ir atrás de informações, tanto na polícia, quanto em organizações voltadas para desaparecidos. Em todos os casos, os atendentes fazem pouco caso dela: alegam que por filiação política no trabalho, ela deixou de cumprir suas obrigações como eposa. EM uma repartição, um atendnete macsulino debocha dela, dizendo que é comum aos homens desaparecerem de casa para procurarem amantes. Dalia pede demissão e, para sustentar os filhos, abre uma barraca de salgadinhos perto da área residencial onde mora. Para finalizar, ela é convidada para participar de um documentário sobre dasaparecidos. O que ela não esperava, é que os produtores exploram seu rosto e o imprimem em diversos outdoors da cidade.
O filme inesperadamente, termina fazendo uma crítica feroz ao abuso da mídia, explorando a tragédia e a miséria humana. Não é um filem fácil de se assistir. O fato dele ser ambientado durante a pandemia de covid, só acentua o fato do descaso, pois todos, de máscara, sem rosto, parecem um monte de pessoas anônimas. Adriana Paz está excelente no papel, afirmando seu grand etalento entre as atrizes mexicanas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário