segunda-feira, 25 de agosto de 2025
The exit 8
"8-ban deguchi", de Genki Kawamura (2025)
Exibido no Festival de Cannes 2025 dentro da mostra Midnight screenings, dedicado a filmes com vocação de serem cults. O filme é adaptação de um videogame de grande sucesso, com mais de 1 milhão e 500 mil downloads. Segundo o Wikipedia, "Exit 8, é um jogo de aventura de 2023 desenvolvido e publicado pela Kotake Create. Anunciado como um simulador de caminhada, o jogo gira em torno do jogador caminhando por uma passagem de uma estação de metrô japonesa, tentando detectar imprecisões para chegar à saída da estação, localizado na saída 8."
A idéia do jogo veio pelo fato de algumas estações de metrô no Japão parecerem enormes labirintos, onde normalmente as pessoas se perdem.
O protagonista sem nome, chamado de The lost man (Kazunari Ninomiya), está em um vagão do metrô lotado. Ele testemunha um passageiro maltratando uma mulher com um bebê que chora incessantemente, The lost man nada faz e sai do vagão. Ele recebe uma ligação de sua ex-namorada, que diz estar grávida de seu novo namorado. O homem percebe que não consegue encontrar a saída, e que percorre em loop o mesmo corredor que dá para a saída 8. Ele decsobre que para poder sair, ele deve perceber "anomalias", tais como mudanças em posters e outros itens. Caso não perceba nada, ele deverá faezr 8 vezes o caminho da saída 8. Se perceber, ele deverá retornar e começar de novo.
Devo dizer que nunca ouvi falar do jogo, pesquisei sobre como funciona e ainda assim, achei confuso. A a adaptação para o cinema traz uma atmosfera meio 'O iluminado", tendo até um easter egg de um mar surgindo no corredor e tomando tudo no caminho. Mas é confuso. O que ficou claro para mim é que no filme, e isso não deve ter no game, uma leitura seria a forma como a questão da paternidade e do isolamento social assombraram o protagonista. O filme renderia um ótimo curta, mas como longa, ficou repetitivo e cansativo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário