quinta-feira, 21 de agosto de 2025
Harvest
"Harvest", de Athina Rachel Tsangari (2025)
A cineasta grega Athina Rachel Tsangari surgiu em 2010 com seu primeiro longa, "Attenberg", um drama com o estilo de humor corrosivo tipicamente grego. Com "Harvest", ela adapta o livro de Jim Grace e dirige uma trama alegórica sobre relações de poder, ambientada na Escócia do sçeulo passado. Filmado em Oban, Escócia, o filme foi fotografado pelo americano Sean Price Willians, que jáhavia filmado com os irmãos Safdie em "Good moment", com Robert Pattinson. Filmado em 16 mm, o visual do filme mescla lirismo, poesia e cores pastéis que fazem lembrar de "Midsommar". O poster remete a algum filme de terror, mas não se enganem: é um drama, e se existe terror, é sobre o poder que detereminadas pessoas exercem sobre outras. O filme concorreu no Festival de Veneza 2025.
A trama é bastante confusa: em uma comunidade rural, mora o fazendeiro viúvo Walt (Caleb Landry Jones). Ele e outros moradores vivem pacificamente na região. Um dia, Mestre Kent (Harry Melling), que governa o local, solicita a um cartógrafo fazer o mapeamento do local para poder fazer criação de ovelhas. Para isso, os moradores precisam ceder suas terras e dar lugar às ovelhas.
Com uma metáfora sobre latifundiários e fazendeiros humildes, "Harvest" traz uma trama extremamente lenta e arrastada. Foi difícil acomanhar a história. A cineasta Athina deu atenção especial ao estilo e à forma, deixando meio solto o conteúdo. Achei tudo muito chato e o final é em aberto e deixa pontas soltas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário